Qualificar para crescer é o objetivo do EMERN-Q, o projeto de incentivo à qualificação para PME’s da região Norte, que apoia pequenos negócios a crescer e a expandir, disponibilizando gratuitamente qualificação especializada, nas mais variadas áreas de intervenção.
Marketing digital, técnicas de vendas, design de produto, logística e operacional, registo de marcas e patentes, são apenas algumas das áreas nas quais as empresas podem receber qualificação. Para tal, basta que se candidatem junto das entidades competentes, para que possam beneficiar do apoio.
O projeto EMERN-Q – Qualificação de Micro e Pequenos Negócios, para o qual estão destinados mais de 670 mil euros para investimentos, visa dar continuidade ao trabalho iniciado com o projeto anterior EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural, que foi destinado a apoiar a criação de negócios.
A qualificação das empresas é agora o principal foco deste projeto, que pretende também alavancar a competitividade, aumentar a cooperação e potenciar a troca de conhecimentos e experiências entre os envolvidos, assim como aumentar a taxa de sobrevivência das empresas e o sucesso dos negócios criados, numa fase de maiores desafios, em consequência da crise sanitária e económica provocada pela COVID-19.
Todas as empresas do Norte elegíveis para este projeto podem apresentar as suas candidaturas através dos vários parceiros espalhados por toda a região. A In.Cubo –Incubadora de Iniciativas Empresarias Inovadoras e o IET – Instituto Empresarial do Tâmega são os lideres deste projeto e contam ainda com parceiros como: ADER-SOUSA, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADRITEM, ATAHCA, CORANE, DESTEQUE, DOURO SUPERIOR, IPB e ADRAT.
Nesta fase, as empresas podem consultar as condições de elegibilidade para o acesso ao apoio e apresentar as suas candidaturas, através da informação disponível nos seguintes sites:
Emern-q
Incubo.eu
IET.pt
INFORMAÇÃO SOBRE O PROJETO:
O EMERN-Q é um projeto cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Norte 2020 e está dividido em dois territórios, alta densidade e baixa densidade. Na Baixa Densidade a IN.Cubo lidera a parceria, enquanto que na Alta Densidade é o Instituto Empresarial do Tâmega que lidera. A parceria junta ainda 7 ADLs – ADRIMINHO, DESTEQUE, CORANE, DOURO SUPERIOR, ADERSOUSA, ADRITEM e ADRIMAG e uma entidade de ensino superior o Instituto Politécnico de Bragança. O investimento situa-se nos 416 272,80 euros para a parceria da Baixa Densidade e estima-se que venha a apoiar 180 empresas, e 372 492 euros para a Alta Densidade para apoiar 144 empresas. O projeto é cofinanciado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e conta assim com um total de 670 450,08 euros para as duas parcerias.
Nota sobre o projeto EMER-N:
O projeto EMER-N – Empreendedorismo em Meio Rural lançado em 2016, tinha como objetivo apoiar empreendedores e empresários a constituir ou transformar o seu negócio e chegou a mais de 1000 empresas e empreendedores de 85 municípios do Norte de Portugal, superando as expectativas e os objetivos então previstos. Com um investimento total de 2 milhões de euros, permitiu criar 269 novas empresas, apoiar outras 328 já existentes, contribuindo para criar 428 postos de trabalho e proporcionando um volume de negócios de 31 milhões de euros.