No âmbito do projeto Emern-Q Baixa Densidade e Emern-Q Alta Densidade, no enquadramento da atividade “Ligações e Redes Internacionais de Apoio a PME’s”, os parceiros do projeto deslocaram-se a Itália, entre os dias 10 e 13 de Maio de 2022, com o intuito de conhecer boas práticas de desenvolvimento de zonas de baixa densidade populacional, em Itália.
A experiência possibilitou conhecer outros projetos/ redes internacionais que tiveram sucesso no apoio aos pequenos e micro negócios e assim, conseguiram fazer crescer e desenvolver, regiões anteriormente em risco de despovoamento.
Na manhã do dia 11 de maio, foi realizada uma breve apresentação do movimento Slow Food, pela representante do movimento Daniela Conte e assinado protocolo de colaboração com a Slow Food International Slow Food Italia, assim como foi realiza uma visita guiada à UNISG – Università degli Studi di Scienze Gastronomiche, em Pollenzo. A UNISG é uma universidade internacional, localizada no norte da Itália. O campus fica em Pollenzo, perto de Bra, uma cidade na região noroeste do Piemonte. Esta Universidade foi um dos impulsos que faltava à região de Pollenzo, tendo contribuído em larga escala para o repovoamento da região.
Dia 12, a equipa visitou a região de Ostana, uma aldeia italiana da região de Piemonte, província de Cuneo, outrora quase desabitada. Na atualidade, Ostana é uma aldeia que beneficia do turismo e do apoio de vários fundos comunitários, que possibilitaram a implementação de novos negócios e a criação de novos postos de trabalho, assegurando assim o repovoamento da aldeia.